Vindo de uma família de artistas, ator que estreou na televisão ainda jovem abandonou o veículo há alguns anos e não quer mais saber de atuar. Estamos falando de Paulo Guarnieri, visto na exibição de Jorginho em Plumas e Paetês no Globoplay Novelas (novo nome do canal Viva).
Ele nasceu em São Paulo, em 4 de março de 1961, sendo filho do ator Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006) e irmão de Flávio Guarnieri (1959-2016). Assim como o pai e o irmão, Paulo também seguiu a carreira artística, atuando na televisão, teatro e cinema.
Carreira

Estreou na telinha aos 12 anos, na primeira versão da novela Mulheres de Areia, na Rede Tupi, em 1973, vivendo Tonho da Lua quando criança. O papel do personagem adulto foi posteriormente interpretado por seu pai. Em seguida, esteve em Como Salvar Meu Casamento (1979).
Transferiu-se para a Globo na década de 1980, atuando em diversas novelas da casa. Em Plumas e Paetês, viveu o playboy Jorge Luís, e logo despontou como um dos novos galãs da década.
Em seguida, deu vida a outro playboy, Tony Rivoredo, de Sétimo Sentido (1982), e também a Daniel, de Pão Pão, Beijo Beijo (1983).
Nos anos seguintes, atuou em Vereda Tropical (1984), Bebê a Bordo (1988), Rainha da Sucata (1990), Quatro por Quatro (1994) e Perdidos de Amor (1996), na Bandeirantes, além de participações nas minisséries O Primo Basílio (1988) e em alguns episódios do Tele Tema (1986) e Você Decide.
Tristeza e desânimo para atuar
Aos poucos, Paulo Guarnieri foi desanimando da vida de ator. Começou a se sentir triste por ter que sair de casa para gravar um capítulo de novela e foi aí que ele começou a cogitar largar a profissão. Conversando com sua esposa, decidiu que mudaria de vida.
“Minha mulher dizia: ‘Você está meio triste’. E eu respondia: ‘Ah, meu Deus, amanhã tem gravação’. Ela mesma começou a falar: ‘Paulo, se você não está feliz, saia, não faça’. Ela tinha razão”, disse o ator numa entrevista, em 2018.
Paulo não pensa mais em trabalhar na televisão, apesar de ter recebido convites de emissoras como SBT e Record.
Ele abriu apenas uma pequena exceção: em 2015, fez uma rápida aparição na série Quero Ter Um Milhão de Amigos, ao lado do filho, Francisco Guarnieri, para o canal por assinatura Warner.
Por onde anda Paulo Guarnieri, o Jorginho de Plumas e Paetês?

Desde que abandonou a atuação, Paulo, que atualmente tem 64 anos, resolveu investir na construção de uma pousada em Paraty, onde vive a família de sua esposa, a artista plástica Hérica Assis Ribeiro.
Segundo ele, foi sua sogra quem sugeriu que ele abrisse um negócio, o chalé Recanto da Praia.
“Compramos terrenos para fazer uma casa, mas minha sogra sugeriu que eu fizesse uma pousada para ganhar dinheiro com isso. Nós adoramos a ideia e começamos devagarinho. Quando inauguramos, em novembro de 2001, tomei um susto ao ver tudo aquilo lotado. E até hoje só cresceu”, explicou.
Antes disso, Paulo foi casado com a psicóloga Ana Cristina Costa Lima entre 1980 e 1986, com quem teve Francisco Guarnieri, que é ator e diretor.
Depois, relacionou-se com Carmen Lúcia Ramos Guimarães (1987-1991), com quem teve uma filha, Carolina Guarnieri (foto acima), que integrou o programa Sem Destino, do Multishow. Casado com Hérika Assis desde 1992, teve mais dois filhos: Lucas e Camila.
Desde 2021, eles residem em Portugal. O motivo principal para esta mudança foi a situação política vivida em nosso país.
“Quando eu chego aqui (Portugal) e não tenho que conviver com essa miséria de como vive no Brasil, porque a diferença social lá é muito grande, a gente tem que conviver e achar normal, senão você pira. Então você vê alguém deitado no meio da rua em petição de miséria e acha normal. Aquilo estava me machucando muito, essas diferenças todas. E entramos num segmento de governo que de uns dois anos pra cá acabou comigo de vez. Vamos ver se agora a gente conserta isso né?”, concluiu.