Atriz que já participou de diversas novelas da Globo, como História de Amor (1995) e Império (2014), Maria Ribeiro quebrou o silêncio sobre o término de sua longa amizade com Carolina Dieckmann, com quem conviveu por mais de duas décadas.
Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, ela revelou a intensidade dessa relação e comparou o rompimento ao fim de um casamento.
“Amizades, afinal, já me foram tão ou mais avassaladoras do que um romance convencional. A que tive com Carolina Dieckmann, intensa, se desfez – o que doeu como um divórcio”, afirmou Maria, que se prepara para completar 50 anos e também falou sobre os desafios do envelhecimento.
Amizade antiga

O laço entre as duas começou em 1996, quando atuaram juntas na peça Confissões de Adolescente. Desde então, construíram uma relação próxima, que se estendeu para além dos palcos e telinhas.
À Folha, Maria disse que “ambas estão tendo a lealdade uma com a outra de não tornar público o porquê do afastamento”. “Igual eu falar que fui muito feliz nos meus dois casamentos. Fui muito feliz na minha amizade com a Carolina. E acabou”, pontuou.
Segundo reportagem do jornal Extra, em 2019, a amizade começou a apresentar desgastes após a participação no espetáculo Tryo Eletryco.
A crise teria culminado no afastamento definitivo, marcado inclusive pela decisão das duas de deixarem de se seguir nas redes sociais.
Ainda de acordo com o Extra, Maria teria procurado a ex-amiga na tentativa de reaproximação, mas não obteve retorno.
Com a franqueza que lhe é característica, a atriz e diretora classificou a experiência como uma perda dolorosa, mostrando que, assim como relacionamentos amorosos, amizades também podem marcar profundamente a vida de uma pessoa.