Deu o troco? Taís Araújo decidiu recusar o convite da Globo para protagonizar a próxima novela das seis, cujo título provisório é A Nobreza do Amor, onde viveria uma rainha africana.
Apesar de surpreender, já que a trama contará com o marido da atriz, Lázaro Ramos, que viverá o grande vilão da história, a negativa ocorre em meio à insatisfação da artista com a falta de espaço e a condução de sua personagem Raquel em Vale Tudo, atual folhetim das nove da emissora.
Oficialmente, a artista pretende descansar, não assumindo outro compromisso da mesma magnitude tão cedo. As informações foram divulgadas pela colunista Carla Bittencourt, do Portal Leo Dias.
Insatisfação
Quem está por dentro dos bastidores de Vale Tudo, no entanto, não se surpreendeu com a decisão.
Taís vinha demonstrando incômodo desde que percebeu a redução da presença de sua personagem na trama.
Segundo levantamento publicado pela Folha de S.Paulo, entre os dias 10 e 18 de setembro, Raquel esteve em cena por apenas 16 minutos e 41 segundos, ficando ausente em alguns capítulos.
Em outros, suas aparições foram restritas a ações de merchandising, o que aumentou o desconforto da atriz.
Críticas
Em entrevistas recentes, Taís classificou como frustrante e triste a mudança de rumo da personagem, que voltou a vender sanduíches na praia. Para a atriz, a escolha reforça estereótipos e representa um retrocesso na narrativa de uma das protagonistas.
“Esse momento da Raquel voltar a vender sanduíche na praia, confesso que recebi com um susto. Porque não era a trama original. Então, para mim, a Raquel ia numa curva ascendente. Quando vi aquilo, falei: ‘Ué, vai voltar para a praia, gente?'”, declarou. “Como mulher negra, como artista negra, tinha a esperança de ver outra narrativa sobre mulheres negras”, completou.
A crítica encontrou eco em parte do elenco, que também se mostrou insatisfeito com a perda de complexidade de algumas tramas.
A recusa para a próxima novela das seis reforça o distanciamento da atriz em relação à emissora no momento. Embora o convite fosse considerado de prestígio, o desgaste em Vale Tudo pesou mais na decisão.
Fontes ligadas à produção afirmam que a Globo ainda não definiu quem assumirá o papel que seria destinado a Taís em A Nobreza do Amor, que tem estreia prevista para março do ano que vem.