Atualmente sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, Rainha da Sucata foi exibida originalmente pela Globo em 1990, ano em que a emissora precisou adotar mudanças drásticas nos bastidores para reverter os baixos índices de audiência da novela escrita por Silvio de Abreu.

Rainha da Sucata estreou em 2 de abril de 1990, na faixa das oito, mas enfrentou dificuldades logo nas primeiras semanas. A concorrência direta com a primeira versão de Pantanal, exibida pela TV Manchete, e a recepção morna do público acenderam um sinal de alerta na Globo pouco mais de um mês após a estreia.

Mudanças para levantar a audiência

Em maio de 1990, pressionado pela audiência abaixo do esperado e por problemas pessoais, Silvio de Abreu admitiu dificuldades para manter a entrega regular dos capítulos. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo publicada na época, o autor relatou atrasos provocados por questões particulares — entre elas, a morte do irmão Ubaldo —, além de problemas técnicos e da necessidade de adaptar capítulos já escritos à nova realidade econômica do país.

Diante da crise, a Globo recorreu a uma solução emergencial: Gilberto Braga foi convidado a colaborar com a novela. O autor escreveu nove capítulos e ajudou a reformular a narrativa. Além disso, ajustes técnicos também foram necessários. A emissora chegou a admitir que os capítulos estavam curtos, com cerca de 30 minutos, quando o padrão das novelas das oito era entre 45 e 50 minutos, o que exigiu correções no roteiro.

Com a reformulação, Rainha da Sucata passou por uma mudança de tom. O humor mais escrachado, presente em diversos núcleos, foi reduzido, e a história assumiu contornos mais dramáticos, centrados no sofrimento de Maria do Carmo (Regina Duarte), na relação conturbada com Edu (Tony Ramos) e na perseguição de Laurinha (Glória Menezes).

A estratégia deu resultado: a novela reagiu, ganhou fôlego e terminou sua exibição em 25 de outubro de 1990, com 179 capítulos, e médias de audiência consideradas altas para a época.

Quando Rainha da Sucata foi reprisada pela Globo?

Rainha da Sucata teve uma longa trajetória de reprises e relançamentos ao longo dos anos.

A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo em duas ocasiões: a primeira entre 28 de fevereiro e 16 de setembro de 1994, período em que a Globo promoveu mudanças na grade vespertina, tornando o Vídeo Show diário a partir de 11 de abril de 1994, o que fez o Vale a Pena deixar de ir ao ar logo após o Jornal Hoje e passar a ser exibido depois do programa de bastidores da emissora; e a segunda reapresentação, a atual, teve início em 3 de novembro de 2025.

A trama também foi exibida pelo canal Viva entre 21 de janeiro e 27 de setembro de 2013, à 0h15, com reprise ao meio-dia do dia seguinte.

Em 2015, a Globo Marcas lançou um box de DVD com 12 discos, e, mais recentemente, a novela passou a integrar o catálogo do Globoplay em 7 de outubro de 2024, ampliando o acesso do público ao clássico de Silvio de Abreu.

Share.