Publicações antigas de Brigido Neto, participante do BBB 26, voltaram a circular nas redes sociais e acabaram colocando o brother no centro de debates sobre sua orientação sexual.

O assunto ganhou força após internautas resgatarem um post feito em 2015, no qual o empresário amazonense comemorava a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Na época, Brigido escreveu uma mensagem celebrando a medida e utilizou um filtro com a bandeira do arco-íris em sua foto de perfil, prática comum nas redes sociais naquele período.

A reaparição do conteúdo, mais de dez anos depois, levou parte do público a questionar se o participante seria gay, apesar de ele ter afirmado, já dentro do reality, ser heterossexual.

Brígido do BBB 26 é gay?

A diferença entre o posicionamento atual do brother e manifestações antigas foi apontada por usuários como o principal motivo para o surgimento dos boatos. Nos comentários, internautas passaram a discutir não apenas a sexualidade de Brigido, mas também possíveis mudanças de discurso ao longo dos anos.

Ainda em 2015, quando foi provocado sobre o tema por um conhecido, Brigido respondeu de forma direta: “Eu não preciso ser gay para ser a favor da igualdade”, afirmou à época, reforçando que seu posicionamento estava ligado ao apoio aos direitos civis e não à sua orientação sexual.

Brígido do BBB 26 é casado?

Brígido e sua namorada
Brígido e sua namorada

Antes de entrar no confinamento do BBB 26, Brigido Neto já havia se definido publicamente como heterossexual e assumido um relacionamento com a bancária Adriane Façanha, com quem namora há cerca de seis meses.

Em entrevistas e postagens nas redes sociais, o participante chegou a afirmar que pretende se casar e que construiu uma relação de família com a companheira e com o filho dela, de sete anos.

Além disso, Brigido integra o movimento cristão Legendários, voltado exclusivamente para homens e conhecido por defender valores conservadores e uma visão de masculinidade ligada à espiritualidade. Para parte do público, a associação ao grupo contrastaria com manifestações antigas em apoio à causa LGBTQIA+, o que acabou alimentando ainda mais as especulações.

Equipe se pronuncia

Diante da repercussão, a equipe do participante divulgou uma nota oficial repudiando os rumores.

Nos últimos dias testemunhamos, estarrecidos, o uso preconceituoso de falsas suposições sobre a sexualidade do Brigido, de forma coordenada e, curiosamente, sempre associada a informações sobre a maneira que pratica sua fé. Por diversas razões distintas, essa campanha de desinformação é profundamente reprovável.

Primeiro, por tratar a sexualidade como arma de narrativas o que, por si só, é uma forma velada de homofobia. Segundo, por expor um enraizado preconceito religioso: Aplicando a Brigido estereótipos que não lhe cabem, tais publicações presumem que a única forma de alguém com fé se manifestar a favor da igualdade é se um dia foi homossexual.

Por puro preconceito as pessoas sequer cogitam a possibilidade do que é a verdade dos fatos: Brigido é alguém de intensa fé e que, ao mesmo tempo, é e sempre foi forte aliado das pautas sociais. Alias, o preconceito por sua fé é tão profundo que, a despeito de nunca ter dado qualquer remota razão para tal acusação nem dentro, nem fora do BBB para isso (muito pelo contrário) existem inúmeras mensagens nas redes sociais o taxando caluniosamente de homofóbico e de racista, exclusivamente por conta da forma que pratica sua fé.

Diante da gravidade desses acontecimentos recentes e da sensibilidade da pauta envolvida, todas as medidas legais serão tomadas para responsabilização de quem propaga conteúdos falsos, manipulados e fora de contexto nas redes sociais. Todas as publicações, comentários e perfis envolvidos estão sendo rigorosamente monitorados, e as providências cabíveis estão sendo adotadas de forma individualizada, conforme a legislação vigente.

Para que ninguém tenha dúvida, o nosso repúdio é a toda e qualquer forma de fake news, desinformação e construção artificial de narrativas. Repudiamos o uso indevido de imagens, falas, símbolos ou recortes para distorcer fatos, atacar uma família e atingir uma pessoa que, neste momento, não pode se defender.

Repudiamos, principalmente, qualquer instrumentalização de sexualidade ou da fé religiosa como ferramenta de ódio, linchamento público e violência simbólica. Por isso, repudiamos também qualquer forma de homofobia, explícita ou velada, travestida de opinião, humor ou ‘debate’, que venha sendo utilizada para atacar, rotular ou desumanizar. Seguimos comprometidos com a verdade, com a proteção das pessoas envolvidas e com uma sociedade cada vez mais livre de todos os tipos de preconceitos”.

Família também se pronuncia

Nas redes sociais, uma familiar do brother, Mariana Nogueira, também se manifestou após a circulação de uma foto antiga em que Brigido aparece usando uma camiseta com o personagem Mickey estampado com a bandeira do arco-íris.

Segundo ela, a imagem foi tirada durante uma viagem em família para os Estados Unidos, onde todos usavam a mesma camisa.

“Fiquei chateada porque pegaram essa foto fora de contexto. Estávamos indo para o casamento gay de uma prima nossa, e toda a família estava com a mesma blusa”, explicou, compartilhando outros registros do mesmo dia.

Share.