Confira o resumo de todos os capítulos da segunda versão de Gabriela, novela exibida em 2012 pela Globo:

Capítulo 1

Ramiro e seus jagunços invadem a mata e se apropriam das terras de Ilhéus, expulsando moradores da região. Há uma passagem de tempo. Gabriela e seu tio seguem em direção a Ilhéus em busca de uma vida melhor. Tonico Bastos demonstra interesse por Zarolha. Nacib diz a Ezequiel que nunca encontrou mulher como Zarolha. Maria Machadão repreende Zarolha ao perceber que ela está apaixonada por Nacib. Nacib fica furioso ao saber que sua cozinheira Filomena deixará Ilhéus. Ramiro Bastos encomenda a padre Cecílio uma procissão para ajudar a fazer chover em Ilhéus. Nacib pede ajuda a Quinquina e Florzinha para fazer os quitutes do Vesúvio e o jantar para a Associação Comercial. Zarolha pede a Nacib que converse com o padre sobre a participação das meninas do Bataclã na procissão. O tio de Gabriela não sobrevive e ela segue viagem com Clemente e Fagundes. Arminda sugere a Nacib que procure cozinheira no mercado de retirantes. Nacib vê Gabriela.

Capítulo 2

Nacib leva Gabriela para ser sua cozinheira. Olga e os filhos acordam Tonico Bastos, que finge ter trabalhado até tarde no cartório. Conceição aconselha Olga a ficar de olho no marido. Gerusa pede à mãe e à tia para não discutirem. Maria Machadão convoca suas meninas a bordarem o manto para a procissão. Pelópidas diz a Douglas que a única forma de ele ter um jornal diário é pedindo dinheiro para Ramiro Bastos. Gabriela surpreende as beatas de Ilhéus ao se banhar na fonte da praça, deixando os homens encantados. Glória cumprimenta Doroteia e suas amigas, mas só Sinhazinha retribui a saudação. Coriolano avisa a Ezequiel que Glória é sua amante. Ramiro não dá dinheiro a Pelópidas para o jornal de Douglas. Zarolha se nega a ficar com Nacib ao saber que ele não falou com o padre sobre a presença das meninas do Bataclã na procissão. Nacib observa Gabriela dormindo.

Capítulo 3

Nacib pede a Gabriela que leve seu almoço para o bar. Tuísca acompanha Gabriela até o Vesúvio e os homens a olham admirados. Nacib adora a comida de Gabriela e pede para ela fazer os quitutes do bar. Ramiro Bastos apresenta Gerusa para Amâncio e decide que a neta se casará com Juvenal. Amâncio alerta Ramiro para a possibilidade de Mundinho Falcão financiar o jornal diário e entrar para política em oposição a ele. Padre Cecílio não aprova a presença das meninas do Bataclã na procissão. Sinhazinha intervém em favor das meninas de Maria Machadão. Josué fica embevecido com Malvina, quando ela recita um trecho de um poema de Camões em sua sala de aula. Malvina escandaliza as mulheres da cidade ao dizer que as meninas do Bataclã têm o direito de participar da procissão. Glória observa Josué olhando para Malvina. Berto pede Lindinalva em casamento. Melk fica surpreso quando Malvina diz que quer fazer faculdade em Salvador. Nacib e Gabriela se olham intensamente.

Capítulo 4

Nacib pensa em Gabriela. Malvina chora porque Melk e Marinalva não aceitam que ela faça faculdade. Tonico chega tarde em casa e mente para Olga dizendo que estava no cartório. Gabriela deixa o almoço no Vesúvio. Sinhazinha sofre de dor de dente e Doroteia sugere que ela procure o novo dentista da cidade. Zarolha fica indignada por não poder participar da procissão. Melk orienta Clemente e Fagundes no trabalho. Clemente quer ir a Ilhéus para ver Gabriela. Fagundes olha para Lindinalva com interesse. Clemente propõe casamento a Gabriela, mas ela recusa. Doroteia pede a Amâncio que dê um corretivo em Zarolha. Malvina avisa a Gerusa que lerá um livro escondida. Sinhazinha e Osmundo trocam olhares intensos. Nacib e Gabriela ficam juntos.

Capítulo 5

Arminda percebe que Nacib e Gabriela estão juntos no quarto. Berto não tem coragem de investir contra Zarolha e confessa que foi designado a fazê-la desistir da procissão. Doroteia procura Ramiro para impedir a presença do Bataclã na procissão. Nacib aconselha Zarolha a desistir de enfrentar os coronéis. Jesuíno repreende Sinhazinha quando ela lhe pergunta por que nunca foi beijada. Josué aconselha Osmundo a evitar problemas, quando o dentista lhe confessa que está interessado em uma mulher casada. Tonico tenta seduzir Fabiana. Nacib e Gabriela dormem juntos. Ramiro oferece dinheiro para Zarolha desistir de participar da procissão.

Capítulo 6

Coronel Ramiro Bastos enxerga em Zarolha a força que admira e promete dar uma solução para o caso da procissão. Josué pergunta a Malvina se seu pai sabe que ela está lendo um livro que não é permitido para mulheres. Nacib sente ciúmes de Gabriela ao perceber o interesse de seus clientes por ela. As senhoras da cidade vão à casa de Ramiro saber o resultado da conversa com Zarolha e se mostram insatisfeitas ao saber, por Tonico, que o pai ainda está resolvendo o assunto. Pelópidas e Douglas conversam sobre a possibilidade de Mundinho Falcão se candidatar e acabar com o domínio dos coronéis. Para fazer os coronéis ficarem a favor da presença das mulheres-damas na procissão, Coronel Ramiro Bastos pede a Maria Machadão que promova uma greve no Bataclã.

Capítulo 7

Os clientes do Bataclã ficam furiosos ao saber que as meninas estão em greve. Olga tenta seduzir Tonico, mas ele consegue fugir do assédio da esposa. Nacib não aceita a proposta de Zarolha para furar a greve, deixando-a certa de seu amor. Gabriela e Nacib se amam. Tonico estranha a alegria de Nacib. Jesuíno avisa a Sinhazinha que vai com ela ao dentista. Jesuíno é firme com Osmundo na frente da esposa. Maurício diz a Josué que achou muito ousada a redação de Malvina e ameaça mostrar a seus pais. Melk orienta Fagundes a seguir Josué. Os homens de Ilhéus se desesperam com a greve do Bataclã. Ribeirinho agarra Gabriela, que fica assustada com a investida do coronel.

Capítulo 8

Gabriela não aceita a proposta de Ribeirinho, que fica furioso com o desdém da cozinheira. Berto conclui que o único jeito de cessar a greve das meninas do Bataclã é convencendo as esposas de Ilhéus a aceitá-las na procissão. Fagundes avisa a Melk que o homem que está interessado em Malvina é o professor do colégio. Glória manda um bilhete para Josué, marcando um encontro em sua casa. Machadão comenta com Zarolha que Nacib deve ter outra mulher. Arminda avisa a Nacib que Ribeirinho procurou Gabriela. Glória revela para Josué que ele está sendo seguido. Berto agarra Lindinalva, que consegue se desvencilhar do noivo. Amâncio promete a Alceu que Berto se casará com Lindinalva. Pelópidas e Douglas vão ao porto receber Mundinho Falcão.

Capítulo 9

Ramiro sugere uma votação para que os homens importantes de Ilhéus decidam se as meninas do Bataclã participarão da procissão. Mundinho aceita ser líder da oposição e promete acabar com o poder do Coronel Ramiro. O resultado da votação favorece o Bataclã e Ramiro ordena que o padre avise às meninas. Zarolha procura Nacib no bar e ele a parabeniza pela vitória. Melk procura Josué e surpreende o professor ao lhe dizer que aprova seu casamento com Malvina. Nacib manda um recado para Zarolha, dizendo que não poderá ir ao Bataclã. Nacib dá um presente para Gabriela. Assim que a procissão começa, chove na cidade e a multidão anuncia o milagre.

Capítulo 10

A multidão comemora a chuva que cai sobre Ilhéus. Ramiro não gosta da presença de Mundinho Falcão na cidade. Mundinho diz a Pelópidas que ficou entusiasmado com ideia de ser líder da oposição e pede a ele que marque um encontro com o coronel Altino. Mundinho e Anabela se beijam. Jesuíno culpa Sinhazinha por não ter filhos e a agride quando a mulher insinua que ele pode ser estéril. Zarolha se enfurece com a ausência de Nacib no Bataclã. Josué convida Malvina para tomar sorvete. Arminda conta a Pirangi que Nacib e Gabriela estão juntos. Zarolha vê Nacib beijando Gabriela. Osmundo fica indignado ao perceber que Sinhazinha apanhou do marido e a beija.

Capítulo 11

Sinhazinha fica confusa com o beijo de Osmundo. Zarolha pede a Pirangi que avise a Nacib que fará um escândalo se o comerciante não aparecer no Bataclã. Josué convida Malvina para ser seu par no baile. Amâncio e Berto esperam a chegada de Juvenal na estação. Doroteia avisa a Juvenal que ele irá à casa de Ramiro conhecer Gerusa, sua futura mulher. Juvenal convida Gerusa para o baile. Sinhazinha diz a Jesuíno que não se sente bem, mas ele obriga a mulher a lhe servir. Zarolha diz a Nacib que vai deixar Ilhéus. Nacib se declara para Gabriela. Ramiro fica furioso ao ler no jornal sobre a situação precária do porto de Ilhéus, e tira satisfação com Douglas. Ramiro descobre que Mundinho Falcão está financiando o jornal e o declara seu inimigo. Mundinho tenta convencer Altino a ficar a seu lado, contra Ramiro. Altino aconselha Mundinho a se casar com Gerusa.

Capítulo 12

Mundinho avisa a Altino que jamais se casaria por conveniência. Nacib se despede de Zarolha. Coronel Manoel das Onças pede para que Zarolha fique em Ilhéus, mas ela afirma que buscará uma nova vida. Douglas avisa a Mundinho que Ramiro lhe fez ameaças. Mundinho afirma que enfrentará Ramiro Bastos. Alceu e Rita não deixam Lindinalva ir ao baile antes do casamento. Osmundo pede desculpas a Sinhazinha pelo beijo e pede que ela volte ao consultório para terminar o tratamento. Arminda aconselha Nacib a tratar Gabriela como uma dama. Malvina percebe que o sapato de Josué está furado. Jesuíno coloca Osmundo para dançar com Sinhazinha, que fica com receio de o marido perceber o que aconteceu entre eles. Gerusa e Mundinho se encantam um pelo outro e Ramiro percebe.

Capítulo 13

Ramiro repreende Gerusa por falar com Mundinho. Ramiro e Mundinho trocam insultos em pleno baile. Josué sente ciúmes de Malvina ao vê-la dançando com Berto. Rita e Alceu avisam a Lindinalva que vão a Itabuna e que ela cuidará do armarinho. Sinhazinha pensa em Osmundo. Gerusa e Mundinho pensam um no outro. Nacib beija Gabriela e confessa à cozinheira que gosta de ficar ao seu lado. Alfredo, pai de Gerusa, chega de Salvador. Ramiro fica furioso ao saber, por Alfredo, que o governador não liberou verba para obra de melhorias da estrada Itabuna-Ilhéus, prejudicando seus planos para a nova eleição. Osmundo e Sinhazinha se beijam apaixonados.

Capítulo 14

Sinhazinha e Osmundo se declaram apaixonados um pelo outro. Tonico mente para Nacib, dizendo que não tem interesse por Gabriela. Mundinho tenta se aproximar de Gerusa, mas ela o evita, obedecendo às orientações de seu avô. O transporte em que Alceu, Zulmira e Rita viajavam colide com um caminhão na estrada. Florzinha avisa a Lindinalva que seus pais morreram em um acidente de trânsito. Gerusa pergunta para Ramiro por que não gosta de Mundinho. Ramiro fica furioso ao saber que o acidente com a marinete foi causado por um buraco na estrada, e culpa Alfredo por não ter conseguido verba com o governo. Mundinho manda Douglas denunciar a incompetência de Ramiro no jornal. Sinhazinha se recusa a deitar com Jesuíno.

Capítulo 15

Jesuíno faz impor sua vontade e se deita com Sinhazinha. Nacib sente ciúmes de Gabriela ao ver seus fregueses olhando para ela. Ramiro percebe o interesse de Gerusa por Mundinho e ameaça colocar a neta em um convento. Mundinho avisa a Douglas que tentará conseguir verba com o governo para melhorar Ilhéus. Doroteia aconselha Lindinalva a morar com Zulmira por causa de seu casamento. Maria Machadão contrata Anabela e Príncipe Sandra para se apresentarem no Bataclã. Berto convida Juvenal para ir ao Bataclã. Lindinalva é avisada pelo proprietário da casa e do armarinho que ela terá de deixar os imóveis, por falta de pagamento. Malvina pede um beijo para Josué e estranha a recusa do professor. Tonico diz a Nacib que a única forma de os homens não olharem Gabriela é pedi-la em casamento.

Capítulo 16

Tonico tenta seduzir Fabiana, mas é interrompido por Olga. Gerusa olha Mundinho pela janela. Berto implica com Juvenal porque o irmão não mostra entusiasmo para ir ao Bataclã. Berto encontra Lindinalva chorando e promete cuidar dela. Glória conversa com Josué e aconselha o professor a ser mais firme com Malvina. Maria Machadão anuncia a estreia do Príncipe Sandra e Anabela no Bataclã. Tonico dá dinheiro para Lupicínia fingir que está doente e Olga desiste de ir ao cartório. Sinhazinha mente para Jesuíno e procura Osmundo. Tonico avisa a Mara que Nacib está apaixonado. Juvenal confessa a Teodora que ainda não se deitou com uma mulher. Teodora finge para Amâncio que deitou com Juvenal e faz elogios à performance do rapaz. Lindinalva diz que vai cuidar do armarinho, e Berto não aprova. Zulmira alerta Lindinalva sobre o comportamento de Berto e aconselha a menina a procurar um lugar para ficar. Doroteia pergunta por que Sinhazinha não tem se confessado na igreja. Nacib pede Gabriela em casamento.

Capítulo 17

Gabriela demonstra indiferença com o pedido de casamento de Nacib. Osmundo conta para Mundinho que está apaixonado por Sinhazinha. Tonico se oferece para conversar com Gabriela sobre o pedido de casamento de Nacib, e o comerciante não percebe a má intenção do filho de Ramiro. Fagundes se sente atraído por Lindinalva. Mundinho diz a Ezequiel que vai se candidatar a intendente. Tonico aconselha Nacib a dar um presente a Gabriela. Lindinalva pede ajuda a Quinquina e Florzinha para pagar o aluguel da casa e do armarinho. As irmãs reagem de forma negativa ao pedido de empréstimo, mas oferecem um quarto como moradia para Lindinalva e Zulmira. Sinhazinha conta a Osmundo que Jesuíno ficará fora da cidade por alguns dias. Mundinho tenta conversar com Gerusa, mas ela o evita. Gerusa diz a Malvina que Mundinho a fez pensar sobre sua postura de obediência diante das proibições. Berto destrata Zulmira e faz Lindinalva se deitar com ele. Nacib presenteia Gabriela com um sapato de seda.

Capítulo 18

Gabriela não se acostuma com o sapato de salto que Nacib lhe dá de presente. Neia estranha o fato de Sinhazinha não estar em casa na hora do jantar. Lindinalva tem receio de Berto não se casar com ela, depois de os dois terem dormido juntos. Juvenal diz a Teodora que só se deitará com a mulher que ele amar e, preocupado, lhe pergunta se alguém sabe que eles não ficam juntos. Anabela aceita o convite de Manoel para passear. Mundinho pede ajuda a Josué para se encontrar com Gerusa, e combina com o professor um encontro casual no cinema. Nacib convida Gabriela para ir ao cinema. Florzinha nota o chapéu de Sinhazinha no consultório de Osmundo. Malvina não gosta quando Josué diz que seu vestido está curto. Olga critica o fato de Nacib ter levado Gabriela ao cinema. Mundinho senta ao lado de Gerusa no cinema e coloca sua mão sobre a dela.

Capítulo 19

Gerusa pede a Josué que troque de lugar com ela no cinema. Gabriela tira o sapato durante a exibição do filme. Tonico tenta ajudar a cozinheira de Nacib a colocar o sapato, mas é impedido pela mulher. Olga diz a Ramiro que Gerusa está se encontrando com Mundinho. Sinhazinha tem medo de que descubram seu romance com Osmundo. Malvina estranha Josué por nunca tê-la beijado, e pergunta ao professor se ele teme o seu pai. Gabriela diz a Nacib que não precisa de presentes para ser feliz com ele. Neia segue Sinhazinha e vê a patroa entrando na casa de Osmundo. Juvenal pergunta a Berto aonde ele tem ido todas as noites. Doroteia pede que Amâncio contrate um capanga para seguir o filho. Berto paga o aluguel de Lindinalva e impõe sua vontade novamente. Ramiro pede explicações a Gerusa sobre a presença de Mundinho no cinema. Conceição diz a Olga que Tonico visita o Bataclã. Gerusa confessa à mãe que se sente atraída por Mundinho. Mundinho enfrenta Ramiro e avisa que se casará com Gerusa.

Capítulo 20

Mundinho enfrenta Ramiro. Neia insinua que sabe do caso de sua patroa com Osmundo, e Sinhazinha dá roupas para a empregada em troca de seu silêncio. Ramiro questiona Juvenal por ele não cortejar Gerusa. Malvina percebe que Gerusa está apaixonada por Mundinho. Manoel seduz Anabela, que finge resistir ao assédio do coronel. Após descobrir que Berto está dormindo com Lindinalva, Doroteia determina que o neto não se casará mais com ela. Amâncio manda Berto se esconder na fazenda de Melk. Malvina termina seu namoro com Josué. Anabela diz a Manoel que deseja se encontrar com ele novamente. Juvenal aconselha Berto a se casar com Lindinalva. Malvina promete a Mundinho que o ajudará a se encontrar com Gerusa. Tonico procura Gabriela.

Capítulo 21

Tonico tenta seduzir Gabriela. Doroteia expulsa Lindinalva de sua casa e diz que Berto não se casará com ela. Juvenal briga com Berto, e não consegue convencer o irmão a se casar com a noiva. Zulmira aconselha Lindinalva a procurar abrigo na casa de Florzinha, mas a menina não consegue ajuda. O dono do imóvel expulsa Zulmira e Lindinalva e avisa que Berto fugiu. Sem ter para onde ir, Lindinalva resolve pedir abrigo no Bataclã.

Capítulo 22

Gerusa aceita que Malvina marque um encontro entre ela e Mundinho. Ramiro diz aos coronéis que não irá à reunião de Mundinho, e demonstra curiosidade em saber do assunto que será tratado no encontro. Nacib sente ciúmes de Gabriela. Pirangi arruma Lindinalva para trabalhar no Bataclã. Lindinalva implora para Maria Machadão não entregá-la ao coronel Melk. Tonico diz a Nacib que Gabriela não gosta dele. Nacib questiona Gabriela sobre seus sentimentos por ele.

Capítulo 23

Gabriela diz a Nacib que gosta dele e afirma que o amor não precisa de explicações. Maria Machadão obriga Lindinalva a servir Melk e a menina sobe para o quarto com o coronel, que a destrata. Gabriela diz a Arminda que não tem interesse em se casar. Osmundo conta para Sinhazinha que Mundinho os ajudará a serem felizes. Florzinha e Quinquina notam que a janela do consultório de Osmundo está sempre fechada quando ele trata de Sinhazinha. Gabriela sobe no telhado da casa de Amâncio para pegar a pipa de Tuísca, sob os olhares admirados de todos.

Capítulo 24

Gabriela alcança a pipa. Nacib pede que Gabriela desça do telhado. Tonico obriga Olga a se confessar para fugir do assédio da mulher. Nacib se lamenta com João pelo fato de Gabriela não querer se casar com ele. Berto explica para Fagundes por que está escondido na fazenda de Melk. Clemente escuta Berto dizer a Fagundes que Nacib quer se casar com Gabriela e decide ir para Ilhéus. Mundinho comunica aos coronéis que conseguiu verba com o Presidente da República para melhorar a estrada de Ilhéus a Itabuna. Malvina avisa a Mundinho que ele já pode marcar o encontro com Gerusa. Glória aproveita a saída de Coriolano e manda a empregada entregar um bilhete a Josué. Fagundes alerta Berto para o perigo que ele corre ao tentar seduzir as mulheres que estão à beira do rio. Mundinho aconselha Osmundo a fugir com Sinhazinha. Glória seduz Josué. Sinhazinha chega em casa tarde e se depara com Jesuíno. Gabriela diz a Nacib que aceita se casar com ele.

Capítulo 25

Nacib comemora o fato de Gabriela ter aceitado seu pedido de casamento. Sinhazinha mente para Jesuíno e diz que estava na igreja. Mundinho e Gerusa se beijam. Glória combina com Josué de deixar uma toalha na janela toda vez que Coriolano estiver em casa. Clemente entende que Gabriela gosta de Nacib e resolve desistir da moça. Ramiro fica furioso ao ler no jornal da oposição sobre a reforma do porto e combina com Melk de impedir a obra de Mundinho. Maria Machadão dá abrigo para Ina e anuncia sua estreia no Bataclan. Nacib convida Tonico para ser padrinho de seu casamento. Osmundo combina de fugir com Sinhazinha assim que Jesuíno viajar. Dorotéia desconfia de que Sinhazinha tem um segredo. Sinhazinha se nega a deitar com Jesuíno, que quebra sua estátua de São Sebastião.

Capítulo 26

Ramiro dorme com Maria Machadão. Tonico diz a Nacib que providenciará a certidão de nascimento de Gabriela. Em resposta à pergunta de Dorotéia, Padre Cecílio diz que Sinhazinha não se confessa há muito tempo. Dorotéia combina com Florzinha e Quinquina de seguir Sinhazinha quando ela for ao dentista. Ramiro permite que Alfredo abra seu consultório. Olga descobre que Gerusa está lendo um livro emprestado por Malvina. Melk repreende Malvina e a proíbe de ler livros que não sejam os da escola. Osmundo avisa a Mundinho que ele e Sinhazinha decidiram viajar após a quermesse. Jesuíno estranha a demora de Sinhazinha no dentista e pergunta sobre o paradeiro da esposa.

Capítulo 27

Sinhazinha consegue despistar Jesuíno sobre sua demora. Gabriela não aceita as investidas de Tonico. Melk proíbe João de vender livros para Malvina. Melk, Dorotéia e Amâncio combinam de promover o casamento de Malvina com Berto. Berto tenta seduzir uma menina, apesar das advertências de Fagundes. Malvina diz a Juvenal que não gosta de Berto por suas atitudes com Lindinalva. Melk avisa a Malvina que encontrou um noivo para ela. Lindinalva se atira no mar e Juvenal tenta salvá-la. Sinhazinha diz a Jesuíno que terá de fazer resguardo durante a penitência dada pelo padre. Jesuíno percebe que Neia usa um vestido de Sinhazinha e exige explicação da mulher. Dorotéia pede a Amâncio dois capangas para forçar Neia a dizer o que sabe sobre Sinhazinha. O padre diz a Nacib que não pode casá-lo com Gabriela.

Capítulo 28

O padre diz a Nacib que consultará as mulheres da sociedade de Ilhéus sobre seu casamento com Gabriela. Jesuíno desconfia dos presentes que Sinhazinha dá para Neia. Mundinho aconselha Osmundo a não se encontrar com Sinhazinha até a data da viagem e entrega as passagens para o amigo. Juvenal salva a vida de Lindinalva, que reage com hostilidade. Malvina se revolta quando Melk lhe avisa que ela só conhecerá seu prometido no dia do noivado. Jesuíno nota que Dorotéia evita Sinhazinha. Juvenal demonstra interesse por Lindinalva. Teodora insinua para as meninas do Bataclan que fará com que Juvenal se case com ela. Mundinho arremata a prenda oferecida por Gerusa na quermesse e Ramiro fica furioso. Ramiro repreende Juvenal por não estar ao lado de Gerusa. Neia é torturada por capangas e acaba confessando a Dorotéia que Sinhazinha é amante de Osmundo.

Capítulo 29

Dorotéia orienta Neia a ficar calada e inventar que os machucados do seu rosto foram consequência de uma queda. Gerusa pede a Malvina que marque um encontro com Mundinho para que ela o agradeça por ter comprado sua prenda na quermesse. Dorotéia impede o padre de realizar o casamento de Nacib e Gabriela. Manoel das Onças conta para Anabela que Mundinho arrematou toda a sua safra de cacau. O padre avisa a Nacib que as mulheres de Ilhéus não aceitam seu casamento na igreja. Tonico promete ajudar Nacib. Dorotéia conta para Jesuíno que Sinhazinha é amante de Osmundo. Jesuíno se dirige para a casa de Osmundo na intenção de surpreender a esposa com o dentista.

Capítulo 30

Jesuíno atira em Sinhazinha e Osmundo e é acolhido pela família de Amâncio. Mundinho pede a Pelópidas que providencie o velório de Osmundo e Sinhazinha e orienta Douglas a noticiar as mortes no jornal. Jesuíno fica indignado quando o delegado lhe diz que abrirá um inquérito. Ramiro dispensa o delegado. Maurício se oferece para ser advogado de Jesuíno. Marialva agride Malvina ao ouvir da filha que Sinhazinha e Osmundo tinham o direito de serem felizes. Berto leva uma surra dos pais da menina que ele tentou seduzir. Malvina comparece ao velório de Sinhazinha e Osmundo. Melk comunicar a Malvina que ela ficará noiva de Berto. Coriolano chega em casa no momento em que Glória está com Josué. Gabriela pergunta a Nacib se ele tiraria sua vida caso fosse traído.

Capítulo 31

Nacib afirma a Gabriela que quando se trata de honra o assassinato não é considerado crime. Malvina reage negativamente ao saber que o noivo escolhido por seu pai é Berto e avisa que não se casará com ele. Juvenal diz a Berto que Malvina tem caráter. Berto diz a Juvenal que vai ao Bataclan se deitar com Lindinalva como cliente. Josué se esconde debaixo da cama de Glória para que Coriolano não o veja. Jesuíno fica transtornado ao se lembrar de Sinhazinha na cama com Osmundo. Jesuíno avisa a Amâncio que vai para a fazenda, mas antes expulsa Neia de sua casa. Ramiro avisa que vai ajudar Nacib a se casar com Gabriela.

Capítulo 32

Malvina diz a Gerusa que sonha em ter uma grande paixão. Ramiro convence o padre e as beatas a aceitar o casamento de Nacib com Gabriela. Tonico entrega a certidão de nascimento a Gabriela. Mundinho avisa a Altino que ajudará a família de Osmundo a colocar Jesuíno na cadeia. Mundinho consegue trazer Rômulo, engenheiro responsável pela obra no porto, e Altino fica surpreso. Malvina fica encantada ao ver Rômulo nadar na praia. Anabela convence Manoel das Onças a visitá-la antes de ir para a fazenda. Mundinho oferece a Nacib o salão da Associação Comercial e as bebidas para o casamento. Malvina avisa a Gerusa que Mundinho quer vê-la. Juvenal tenta conversar com Lindinalva, mas ela não acredita nas boas intenções do rapaz. Conceição insiste para que Olga vá ao Bataclã tentar flagrar Tonico. Rômulo se aproxima de Malvina enquanto ela aguarda Gerusa conversar com Mundinho. Amâncio acompanha Dorotéia até a casa de Gabriela.

Capítulo 33

Dorotéia convence Gabriela a dormir em sua casa até o casamento com Nacib. Tonico vê Olga no Bataclã e se esconde da mulher. Tonico se veste de mulher para escapar de Olga. Gerusa declara seu amor a Mundinho e mas resolve dizer adeus a ele com medo de que Ramiro descubra o romance. Malvina e Rômulo se beijam. Olga conta a Tonico que esteve no Bataclan a sua procura e Tonico finge que ficou magoado. Nacib não encontra Gabriela em casa e pensa que ela o abandonou. Dorotéia tira proveito da aptidão de Gabriela na cozinha e pede à noiva de Nacib que faça quitutes para ela. Amâncio conduz Gabriela até o altar.

Capítulo 34

Nacib e Gabriela se casam. Zarolha retorna a Ilhéus e avisa a Miss Pirangi que, se ela não pode ser feliz com Nacib, Gabriela também não será. Durante a festa de casamento de Nacib, Gerusa escapa da família e se encontra com Mundinho. Olga sugere a Tonico que descubra o segredo de Gerusa a fim de ganhar o respeito de Ramiro. Melk flagra Malvina beijando Rômulo e agride a filha. A irmã de Nacib ofende Gabriela. Tonico e Zarolha tramam contra o casamento de Gabriela.

Capítulo 35

Zarolha propõe a Tonico uma troca de favores para que ele conquiste Gabriela. Príncipe Sandra e Anabela festejam o golpe que deram em Manoel das Onças, conseguindo todo o dinheiro da safra de cacau do coronel. Nacib repreende Gabriela por brincar na rua. Lindinalva não acredita em Juvenal quando ele declara seu amor por ela. Lindinalva agride Berto ao ser abordada no Bataclan. Gabriela sai à noite sem que Nacib perceba. Zarolha finge interesse nos serviços de costureira de Arminda para obter informações sobre o casamento de Nacib.

Capítulo 36

Arminda comenta com Zarolha que acredita que o casamento de Nacib e Gabriela não dará certo. Berto ameaça bater em Lindinalva, mas é contido por Juvenal. Maria Machadão repreende Lindinalva e lhe orienta como se portar para que Berto desista de se deitar com ela. Teodora fica furiosa ao notar que Juvenal se preocupa com Lindinalva. Melk permite que Rômulo corteje Malvina. Glória dá dinheiro a Josué para ele comprar uma gravata. Jesuíno chega a Ilhéus. Príncipe Sandra e Anabela planejam ficar em ilhéus para dar um golpe em outro coronel. Anabela conversa com Ramiro e tenta seduzi-lo. Lindinalva e Juvenal passam a noite juntos. Dorotéia indica Almira para trabalhar na casa de Jesuíno. Rômulo confessa a Malvina que é casado. Zarolha se apresenta a Gabriela como Risoleta, mas a cozinheira reconhece a moça.

Capítulo 37

Arminda estranha quando Zarolha diz que não se lembra do dia em que procurou Gabriela. Zarolha afirma a Miss Pirangi que fará Nacib abandonar Gabriela. Rômulo explica a Malvina que sua mulher sofre de uma doença mental e que está internada em um hospício. Dorotéia aconselha Jesuíno a se casar. Quinquina e Florzinha tentam agradar Jesuíno. Lindinalva e Juvenal combinam de fugir e se casar. Juvenal pede o dinheiro de sua caderneta de poupança para o pai e diz que é por causa do noivado com Gerusa. Mundinho diz a Gerusa que não desistirá dela. Ramiro lembra de Anabela. Gerusa e Juvenal confessam um ao outro que amam outra pessoa. Lindinalva diz a Miss Pirangi que está doente para não se deitar com ninguém e deixa Teodora desconfiada. Jesuíno se interessa por Iracema. Ramiro diz a Tonico que deseja Anabela e pede ao filho que fale com a moça.

Capítulo 38

Dorotéia convida Gabriela para a reunião de mulheres católicas. Malvina diz a Rômulo que é capaz de enfrentar o mundo por ele. Zarolha se insinua para Manoel das Onças e festeja quando o coronel propõe sustentá-la fora do Bataclan. Lindinalva conta para Miss Pirangi que está apaixonada. Teodora ouve a conversa das duas. Iracema é informada de que ficará noiva de Jesuíno. Josué se esconde de Coriolano no guarda-roupa de Glória. Maria Machadão fica com ciúmes ao perceber que Ramiro está interessado em Anabela. Ramiro marca um encontro com Anabela na praça. Zarolha planeja contar a Nacib que Gabriela participa do ensaio do Terno de Reis.

Capítulo 39

Zarolha chega no Vesúvio para contar a Nacib que Gabriela está dançando às escondidas, mas Manoel a distrai de seu objetivo. Glória ajuda Josué a sair sem que Coriolano o veja. Teodora conta para Berto que o irmão fugirá de Ilhéus com Lindinalva. Doroteia sugere a Berto que ele contrate alguém para acabar com a vida de Lindinalva. Juvenal se despede de Gerusa. Jesuíno tira Iracema da sala de aula, sob os protestos de Malvina. Gerusa avisa a Mundinho que Juvenal vai embora de Ilhéus e que ficará livre para viver seu amor com ele. Ramiro se encontra com Anabela. Doroteia finge passar mal para que Juvenal não saia de casa. Berto e três jagunços cercam Lindinalva.

Capítulo 40

Berto entrega Lindinalva aos jagunços. Machadão não gosta de saber que Miss Pirangi ajudou Lindinalva a fugir. Anabela não aceita dinheiro de Ramiro, e ele desconfia. Juvenal pede ajuda ao delegado para encontrar Lindinalva. Ramiro orienta Conceição a fazer a festa de noivado de Gerusa e Juvenal. Zarolha conta a Nacib que Gabriela está dançando na rua da feira. Fagundes e Clemente encontram Lindinalva e descobrem que ela está viva. Jesuíno avisa a Iracema que é melhor ela ser virgem ou a noite de núpcias não acabará bem. Osório pede ajuda a Mundinho para colocar Jesuíno na cadeia, pela morte de seu irmão Osmundo. Teodora desconfia de que Berto está envolvido com o desaparecimento de Lindinalva. Gabriela vai à reunião das senhoras católicas. Nacib não encontra Gabriela na rua da feira e vai tirar satisfação com Zarolha.

Capítulo 41

Nacib proíbe Zarolha de falar sobre Gabriela. Gabriela demonstra falta de entusiasmo durante reunião das senhoras católicas. Manoel presenteia Zarolha com uma joia. Josué é obrigado a se esconder novamente no guarda-roupa do quarto de Glória para não ser visto por Coriolano. Malvina conta para Gerusa que Rômulo é casado. Fagundes e Clemente combinam de não contar a ninguém sobre Lindinalva. Mundinho marca um encontro com Gerusa. Arminda aconselha Gabriela a não dançar mais na rua. Manoel compra a casa de Osmundo para Zarolha, mas ela exige se casar com o coronel. Doroteia conta a Ramiro que Gerusa e Mundinho se encontraram. Iracema confessa à mãe que não é mais virgem. Ezequiel avisa a Jesuíno que ele terá de responder por crime de assassinato. Gabriela conta a Nacib que dançou na rua. Machadão estranha a facilidade com que Pirangi consegue dinheiro para pagar a conta de Lindinalva no Bataclan.

Capítulo 42

Nacib proíbe Gabriela de dançar na rua. Nacib pede desculpas para Zarolha, mas deixa claro que seu coração é de Gabriela. Arminda promete arrumar uma solução para Jesuíno não descobrir que Iracema não é mais virgem. Maurício aceita ser advogado de Jesuíno. Josué descobre que o namorado de Malvina é casado. Mundinho repreende Rômulo por ser casado e namorar Malvina. Ramiro manda Alfredo vigiar Gerusa, e ameaça mandar a neta para um convento se ela se encontrar com Mundinho. Conceição flagra Gerusa com Mundinho. As meninas do Bataclan ficam curiosas para saber quem é o coronel que dá dinheiro para Pirangi. Ramiro percebe as intenções de Tonico com Gabriela. Anabela diz a Sandra que Ramiro vai encontrá-la após receber um bom dinheiro. Jesuíno avisa à família de Iracema que quer apressar o casamento. Conceição afirma a Gerusa que a ajudará em seu namoro com Mundinho e surpreende a filha ao dizer que a família precisa se libertar de Ramiro. Gabriela janta na casa de Tonico.

Capítulo 43

Durante o jantar na casa de Tonico, Gerusa e Ramiro comem com as mãos para acompanhar Gabriela, e todos acabam seguindo o coronel. Malvina destrata Josué, que busca consolo ao lado de Glória. Fabiana vê Tonico se aproximando de Gabriela, e chantageia o patrão pedindo um vestido. Lindinalva diz a Fagundes e Clemente que Juvenal mandou matá-la. Nacib repreende Gabriela por seu comportamento. Sandra surpreende Anabela com Ramiro e ameaça matar os dois.

Capítulo 44

Ramiro percebe que Sandra e Anabela planejaram um golpe para extorquir seu dinheiro e as leva de carro para um local afastado. A pedido de Conceição, Gerusa pede a Mundinho que tente fazer um acordo político com o avô. Pirangi liquida a dívida de Lindinalva com Machadão, deixando todas no Bataclan curiosas a respeito do coronel que o patrocina. Ramiro manda seus capangas desaparecerem com Sandra. Jesuíno depõe na delegacia sobre o assassinato de Sinhazinha e Osmundo, mas não é preso pelo delegado. Doroteia e Amâncio aconselham Jesuíno a se casar com uma mulher mais velha, mas o coronel escolhe a jovem Iracema. Gabriela conversa com Arminda e compara o casamento a uma prisão. Glória conta a Coriolano que Rômulo é casado. Mundinho dá dinheiro para Anabela e Sandra reconstruírem suas vidas longe de Ilhéus. Mundinho vai à casa de Ramiro tentar negociar com o coronel.

Capítulo 45

Ramiro decide escutar Alfredo, que lhe pede para não machucar Mundinho. Zarolha convence Gabriela a visitar Nacib no Vesúvio, certa de que o comerciante não gostará de ver a mulher na rua à noite. Arminda desconfia de que Zarolha não gosta de Gabriela. Nacib não gosta de ver Gabriela e a proíbe de sair à noite. Machadão se declara a Ramiro e diz que deixaria o Bataclan para ficar com ele. Mundinho avisa a Gerusa que ela terá que enfrentar o avô. Arminda entrega a Iracema um porta-joias e a ensina a enrolar Jesuíno. Zarolha diz a Nacib que o povo de Ilhéus o ironiza por causa de Gabriela. Berto demonstra interesse por Zuleika e convida a ela e sua família para jantar na casa de seu pai. Coriolano pergunta a Josué quem é a mulher com quem ele tem um caso. Iracema se arruma para a noite de núpcias com Jesuíno.

Capítulo 46

Iracema convence Jesuíno de sua inocência. Ramiro orienta Melk a mandar os trabalhadores que recuperam a estrada saírem da obra como se fosse uma ordem de Mundinho. Fagundes e Clemente oferecem abrigo a Lindinalva. Mundinho desconfia de que Ramiro é responsável por um crime e fala com Douglas para noticiar no jornal. Ramiro ordena que Gerusa fique noiva de Juvenal. Gerusa se surpreende quando Juvenal lhe diz que está disposto a se casar com ela. Altino propõe a Ramiro que se alie a Mundinho e, diante da recusa, rompe relações com o coronel. Ramiro manda Melk incendiar o jornal e dar um jeito em Altino. Malvina avisa a Mundinho que Gerusa está disposta a lutar pelo amor dos dois. Arminda percebe que Zarolha dá conselhos a Gabriela tentando prejudicá-la. Josué vai à casa de Glória e se depara com Coriolano. Gerusa recusa o pedido de casamento de Juvenal na frente de todo.

Capítulo 47

Ramiro insiste para que Gerusa volte atrás, mas ela mantém sua posição de não se casar com Juvenal. Ramiro pergunta à neta se ela gosta de outro homem. Josué finge querer conselhos de Coriolano sobre as mulheres. Melk avisa a Rômulo que quer apressar seu casamento com Malvina. Melk briga com Malvina e Marialva ao ouvir da filha que sua mãe não é feliz no casamento. Teodora pede a Berto que descubra quem é o coronel de Pirangi. Ramiro deixa claro para Gerusa que não admite deixá-la se casar com Mundinho. Ramiro pede para Melk tirar Mundinho de vez de seu caminho.

Capítulo 48

Melk diz a Ramiro que está tudo acertado para incendiar o jornal e acabar com Mundinho. Gerusa pede para Malvina avisar a Mundinho que ele corre perigo de vida. Fagundes pede Lindinalva em casamento, mas ela não aceita. Altino diz a Mundinho que seu apoio o ajudará a vencer as eleições. Berto conversa com o pai sobre o misterioso coronel de Pirangi. Ramiro presenteia Machadão com um anel e a convida para morar com ele na fazenda. Fagundes não consegue atingir Mundinho e acerta Ribeirinho. Mundinho exige que o delegado prenda Ramiro. Gerusa acusa Ramiro de planejar a morte de Mundinho. Ramiro se sente castigado por perder o amor de Gerusa. Fagundes procura abrigo na casa de Gabriela. Mundinho pergunta a Gabriela por Fagundes.

Capítulo 49

Gabriela protege Fagundes e avisa a Melk que o jagunço está em sua casa. Ramiro pede para Gabriela aguardar até a madrugada para resgatar Fagundes. Machadão lembra a Zarolha que só a deixou ficar no Bataclã com a condição de ela não interferir no casamento de Nacib e Gabriela. Mundinho avisa a Douglas que o jornal irá continuar e lhe pede para alugar um novo local. Ramiro e os coronéis buscam Fagundes na casa de Gabriela. Gabriela pede a Fagundes para não procurá-la mais. Ramiro agradece Gabriela e garante que toda sua família irá respeitá-la a partir de agora. Nacib sente falta de Gabriela.

Capítulo 50

Ramiro, Melk e os jagunços conseguem resgatar Fagundes da casa de Nacib sem que o comerciante perceba. Josué sai da casa de Glória vestido de mulher para não ser identificado pelos moradores de Ilhéus. Malvina encontra Josué novamente e presume que o professor gosta de se vestir de mulher. Tonico seduz Fabiana e consegue marcar um encontro. Em conversa com Arminda e Miquelina, Gabriela demonstra tristeza por não poder fazer o que gosta. Iracema estranha o fato de Jesuíno só tê-la procurado no dia do casamento. Doroteia incentiva Berto a descobrir o nome do coronel de Pirangi. Fagundes comenta com Clemente que tem receio que Melk o mande embora. Diante da insistência de Gerusa em não desistir do amor de Mundinho, Ramiro decide mandá-la para um convento. Jesuíno pede a Iracema que se vista como Sinhazinha. Berto descobre que Lindinalva está viva. Olga vê Tonico e Fabiana juntos.

Capítulo 51

Olga acusa Fabiana de ter seduzido Tonico. Ramiro demite Fabiana, mesmo sabendo que foi Tonico quem a procurou. Fagundes ameaça Berto, mas é impedido por Melk. Berto leva Lindinalva de volta para o Bataclã. Jesuíno sente falta de Sinhazinha e não consegue se aproximar de Iracema. Gabriela e Tuísca combinam de ir ao circo. Nacib avisa a Gabriela que comprou ingressos para o sarau de poesias. Gabriela fica triste ao saber que o sarau será realizado no dia da apresentação de Tuísca no circo. Juvenal fica surpreso ao ver Lindinalva no Bataclã.

Capítulo 52

Nacib impõe sua autoridade sobre Gabriela e decide que eles irão ao sarau de poesias. Juvenal não entende a hostilidade de Lindinalva com ele. Tuísca fica decepcionado ao saber que Gabriela não poderá vê-lo no circo. Doroteia avisa a Amâncio que Jesuíno será processado pela morte de Sinhazinha. Dorotéia depõe na delegacia em favor de Sinhazinha, e Jesuíno a ameaça. Gabriela erra na quantidade de sal dos quitutes, causando rejeição nos fregueses do Vesúvio. Gerusa pede a Malvina para ajudá-la a se encontrar com Mundinho na igreja. Zarolha aconselha Gabriela a ir ao circo depois do sarau, escondida de Nacib. Rômulo diz a Melk que a mãe está doente, para ganhar tempo em seu noivado com Malvina. Gerusa e Mundinho combinam de fugir de Ilhéus depois da formatura. Zarolha procura Tonico e garante que sabe como ele pode conquistar Gabriela.

Capítulo 53

Zarolha aconselha Tonico a ir ao circo se encontrar com Gabriela. Tonico inventa uma desculpa para não ir ao sarau. As famílias de Berto e Zuleika acertam o casamento do casal. Depois do sarau, Gabriela corre para o circo, sem que Nacib saiba. Tonico oferece um ingresso do circo para Gabriela, como forma de sensibilizá-la. Chico e Bico Fino observam Tonico e Gabriela saírem do circo. Lindinalva trata Juvenal como cliente e ele estranha. Gerusa se preocupa por Malvina não poder se casar com Rômulo. Mundinho comunica a Douglas e a Pelópidas que a estrada de Ilhéus–Itabuna será protegida pelo governo federal. Mundinho enfrenta Ramiro e diz ao coronel que ele não pode controlar o amor que sua neta sente por ele. Chico conta para Nacib que Gabriela foi ao circo.

Capítulo 54

Nacib não acredita em Chico quando diz que Gabriela estava no circo. Tonico convida Gabriela, Arminda e Tuísca para andar de automóvel. Mundinho afirma a Ramiro que ganhará as eleições e se casará com Gerusa. Ramiro exige que Machadão se desfaça do Bataclan para morar com ele. Dorotéia descobre que Glória foi ao alfaiate encomendar um terno e se certifica de que não é para Coriolano. Desconfiadas de que Melk seja o coronel de Pirangi, Dorotéia, Florzinha e Quinquina sondam com Marialva sobre seu relacionamento com o marido. Lindinalva demonstra preocupação com a possibilidade do fechamento do Bataclã. Gerusa não cede à pressão de Ramiro para desistir de Mundinho. Olga conta para Marialva que Dorotéia descobriu que Melk é o coronel de Pirangi. Melk discute com Marialva ao saber que a esposa acreditou em Olga. Melk chega à casa de Amâncio para acertar as contas com Dorotéia.

Capítulo 55

Juvenal sugere a Melk que vá ao Bataclã e questione Pirangi para saber a verdade sobre o coronel que lhe sustenta. Pirangi confirma na frente de todos que Melk não é seu coronel. Melk e Dorotéia fingem fazer as pazes. Malvina e Gerusa combinam de passar a noite com seus namorados, sem que os pais de ambas saibam. Nacib percebe que Gabriela voltou a fazer quitutes deliciosos. Tonico visita Gabriela e, ao encontrar Zarolha, os dois dizem não se conhecer. Tonico dá um cachorro de presente para Gabriela, que fica emocionada com o gesto.

Capítulo 56

Tonico finge estar emocionado para sensibilizar Gabriela. Nacib percebe que Tonico não aparece mais no Vesúvio. Malvina e Gerusa conseguem despistar suas famílias para passar a noite com os namorados. Gerusa confessa a Mundinho que tem medo de que algo os separe para sempre. Nacib não deixa o cachorro que Tonico deu para Gabriela dormir em sua cama. Juvenal pergunta a Amâncio o motivo de sua avó convidar Osório para jantar. Berto destrata Zuleika. Dorotéia descobre através de Osório que Rômulo é casado. Mundinho pede ajuda a Altino para fugir com Gerusa. Dorotéia avisa a Melk que Malvina namora um homem casado.

Capítulo 57

Dorotéia se sente realizada por ter contado a Melk que Rômulo é casado. Altino aceita ajudar Mundinho a fugir com Gerusa. Malvina não diz a Melk que sabia do estado civil do namorado e convence o pai a falar diretamente com Rômulo. Melk adverte Rômulo a não se aproximar de Malvina e avisa à filha que vai escolher seu noivo. Nacib reclama do atraso de Gabriela na inauguração do presépio. Malvina pede a Mundinho que entregue um bilhete a Rômulo. Mundinho alerta Malvina para ter cuidado com Melk. Jesuíno manda Iracema usar vestidos de Sinhazinha. Fagundes presenteia Lindinalva com um broche e ela o convida para ver o presépio. Ramiro leva Gerusa para ver o presépio e passa mal.

Capítulo 58

Juvenal confessa a Teodora que ama Lindinalva. Gabriela se entristece com as proibições de Nacib. Machadão avisa a Zarolha que fechará o Bataclã para morar com Ramiro. Teodora promove um encontro entre Lindinalva e Juvenal e conta à menina que Juvenal também foi enganado por ela e Berto. Gerusa pede a Malvina que entregue um presente de Natal para Mundinho. Ramiro avisa a Machadão que colocou uma fazenda de cacau em seu nome. Juvenal tira Lindinalva do Bataclã para se casar com ela. Juvenal discute com Berto e se surpreende quando o irmão confessa que foi Dorotéia quem armou tudo.

Capítulo 59

Amâncio ameaça deserdar Juvenal se ele insistir em casar com Lindinalva. Juvenal resolve sair de casa para morar com Lindinalva em Salvador. Berto avisa a Juvenal que disputará Lindinalva com ele. Nacib dá um par de sapatos de Natal para Gabriela. Gabriela mostra uma estrela no céu e diz a Nacib que esse é seu presente de Natal. Zarolha pede a Pirangi que vá até a casa de Gabriela para obter provas contra ela.

Capítulo 60

Pirangi se recusa a ajudar Zarolha a separar Gabriela de Nacib. Gabriela dança o Terno de Reis, contagiando todas as mulheres. Arminda alerta Nacib para não deixar Gabriela sozinha. Ramiro fica furioso quando Conceição e Alfredo lhe dizem que Mundinho é um bom partido para Gerusa. Mundinho avisa a Altino que fugirá com Gerusa. Zarolha fica desconfiada ao perceber que Arminda não quer que ela visite Gabriela. Zarolha descobre quem é o coronel de Pirangi.

Capítulo 61

Zarolha ameaça contar quem é o coronel de Pirangi, caso o amigo não a ajude a descobrir quem visita Gabriela. Nacib comenta com João que Gabriela está diferente. Malvina combina com as amigas de fazer uma homenagem a Josué durante a formatura. Dorotéia descobre que Gerusa e Mundinho vão fugir. Conceição promete ajudar Gerusa a fugir se Mundinho jurar na igreja que se casa com a filha.

Capítulo 62

Olga briga com Tonico, ao perceber que o marido a trai. Zarolha pede que Pirangi leve um recado para Nacib. Ramiro desaprova as atitudes de Tonico e discute com o filho. Dorotéia avisa a Ramiro que Gerusa pretende fugir com Mundinho, e que Conceição está ajudando a filha. Ramiro pede ajuda a Berto para vigiar Gerusa. Ramiro pede a Melk que o ajude a impedir a fuga da neta com Mundinho durante o baile de formatura. Zarolha conta a verdade para Arminda e Gabriela. Nacib vai ao Bataclã.

Capítulo 63

Nacib procura Zarolha. Ramiro contrata Fagundes para se livrar de Mundinho. Conceição tranquiliza Gerusa, que demonstra medo com a proximidade da fuga. Dorotéia descobre que Glória se encontra com Josué. Maurício diz a Malvina que faz questão de ler os poemas de Josué para homenageá-lo na formatura de suas alunas. Ao ler o poema, e perceber o conteúdo impróprio dos textos, o diretor discute com Josué. Gerusa sai do baile para se encontrar com Mundinho, sob o olhar de Fagundes, que está de tocaia.

Capítulo 64

Malvina entrega a Gerusa um livro com a foto de Mundinho. Conceição não perdoa Alfredo por não ter enfrentado Ramiro, decidindo o futuro de sua filha. Mundinho avisa a Altino que não vai desistir de Gerusa. Arminda tenta falar com Nacib sobre Gabriela, e o comerciante finge não ter interesse. Dorotéia orienta Quinquina e Florzinha a vigiar Malvina. Lindinalva diz a Berto que ama Juvenal. Berto tenta levar Lindinalva com ele, mas é impedido por Fagundes.

Capítulo 65

Zarolha pede perdão a Gabriela. Tonico se recusa a assumir que a certidão de nascimento que fez para Gabriela é falsa. Nacib e Tonico discutem. Mundinho é impedido de ver Gerusa. Ramiro exige que Tonico faça um documento declarando que a certidão de nascimento de Gabriela não é válida. Tonico é proibido de sair de casa pela mulher. Malvina se encontra com Rômulo e é vigiada por Dorotéia, Quinquina e Florzinha.

Capítulo 66

Melk arrasta Malvina pelas ruas de Ilhéus. Melk obriga Rômulo a deixar a cidade. Conceição insinua para Ramiro que Olga esconde algo. Olga surpreende e rejeita Tonico. Malvina sai escondida para encontrar Rômulo. Malvina e Rômulo combinam de fugir juntos. Josué comenta com Glória que está em apuros. Zarolha e Machadão conversam sobre Nacib. Nacib tenta anular seu casamento com Gabriela. Mundinho se compromete a ajudar Rômulo. Gerusa se sente mal durante a missa. Nacib comemora a anulação do casamento no Vesúvio. Zarolha aceita proposta de Manoel das Onças. Malvina e Rômulo se preparam para fugir. Olga sai e deixa Tonico em casa. Malvina fica à espera de Rômulo na praia.

Capítulo 67

Rômulo foge de Ilhéus. Gabriela diz a Miquelina que sente saudades de Nacib. Mundinho oferece sociedade a Nacib. Olga mente para Tonico, dizendo que foi à igreja. Ramiro se recusa a apoiar Manoel e o coronel transfere seu apoio político para Mundinho. Gerusa pede a Conceição que fale com Mundinho para ajudá-la a fugir o mais breve possível. Manoel pede apoio a Dorotéia para se casar.

Capítulo 68

Dorotéia se nega a apoiar Manoel das Onças. Coriolano promete ajudar Manoel das Onças. Gerusa pede à mãe que procure Mundinho. Mundinho pede ajuda a Altino. Nacib pergunta a Mundinho sobre o novo cozinheiro. Coriolano avisa a Glória que ficará em Ilhéus para ajudar Manoel. Lindinalva confessa para Juvenal que teme ficar próxima de Berto. Olga se encontra com Ezequiel. Nacib recusa o bolo de aipim feito por Gabriela. Nacib recebe o novo cozinheiro. Gabriela fica triste ao saber da chegada do novo cozinheiro. Lindinalva questiona Juvenal sobre o encontro na casa de Dorotéia. Machadão diz para Zarolha esquecer o casamento. Melk escolhe um noivo para Malvina. Machadão pergunta a Ramiro se ele sente vergonha dela. Coriolano manda seus amigos entrarem na casa de Dorotéia. Pirangi decide ajudar Zarolha. Coriolano revela o segredo de Dorotéia.

Capítulo 69

Pirangi revela que Amâncio é o seu coronel. Gabriela se entristece ao saber que Nacib arrumou um cozinheiro. Malvina é apresentada ao novo noivo. Maria Machadão pede explicações ao Coronel Ramiro . Malvina pede ajuda a Mundinho. Conceição vai ao convento conversar com a filha. Dorotéia pede que Padre Cecílio case Zarolha. Zuleika faz chantagem com os segredos que sabe. Coriolano arma plano para flagrar Glória. Coriolano descobre que Glória o trai.

Capítulo 70

Josué enfrenta Coriolano. Mesmo temendo a morte, Josué não se diz arrependido. Nacib expulsa Tonico de seu bar. Coriolano ordena que Glória saia de casa sem nada. O plano de Gerusa e Mundinho fracassa. Nacib não gosta da comida que o cozinheiro sugere para o restaurante. Arminda pergunta a Gabriela se ela tem esperança de voltar para Nacib. Ramiro ameaça Mundinho. Clemente conhece Fabiana. Malvina pensa em formas de se livrar do noivo que Melk lhe arrumou. A madre do convento descobre que Gerusa está grávida.

Capítulo 71

A madre do convento avisa a Gerusa que Ramiro é quem decide seu futuro. Mundinho promete ajudar Malvina. Josué é demitido da escola. Glória garante a Josué que recebeu convites de outros coronéis e que os dois podem continuar juntos. Ramiro proíbe visitas a Gerusa. Com a ajuda de Miquelina, Sete Voltas obriga o cozinheiro de Nacib a voltar para Salvador. Nacib estranha o atraso do cozinheiro e o delegado avisa que o homem não está mais na cidade. Nacib reage quando Mundinho sugere que Gabriela substitua o cozinheiro.

Capítulo 72

Mundinho convence Nacib a chamar Gabriela para trabalhar no restaurante. Nacib convida Gabriela para ser cozinheira no restaurante. Gabriela conta a Miquelina e Sete Voltas que vai se reaproximar de Nacib. Tonico flagra Olga e Ezequiel juntos. Machadão e Pirangi fofocam no Bataclã. Olga avisa que Tonico vai virar corno manso. Gabriela tenta agradar Nacib. Josué se despede de Glória. Mundinho e Malvina combinam a fuga. A inauguração do novo restaurante da cidade é um sucesso. Mundinho fala com Conceição sobre Gerusa. João parabeniza Nacib. Mundinho ajuda Malvina a fugir. Nacib se surpreende ao chegar em casa e ver Gabriela.

Capítulo 73

Nacib esclarece a Gabriela que ela será apenas sua cozinheira. Marialva e Melk saem à procura da filha. Conceição não consegue visitar Gerusa. Ramiro avisa a Melk que quer se livrar de Mundinho. Melk aconselha Ramiro a armar um plano para a véspera das eleições. Os clientes do Vesúvio ficam felizes com a volta de Gabriela. Zarolha se prepara para o casamento. Coriolano conta o segredo de Dorotéia para Jesuíno e Melk. Zarolha se casa com Manoel. Jesuíno e Melk espalham o segredo de Dorotéia e Amâncio para toda Ilhéus. Gabriela e Arminda comentam sobre Dorotéia. Manoel apresenta a nova casa para Zarolha. Nacib conversa com Machadão sobre Zarolha. Gabriela prepara um banho para Nacib.

Capítulo 74

Nacib resiste aos encantos de Gabriela. Amâncio avisa que vai morar na fazenda com Pirangi. Pirangi se nega a mudar para a fazenda de Amâncio. Juvenal e Lindinalva partem para Salvador. Fagundes impede que Berto mate Lindinalva. Berto morre. Dorotéia fica completamente sozinha. Gabriela emociona Dorotéia. Jesuíno descobre que será julgado. Ramiro pede que o juiz arquive o processo de Jesuíno. Ramiro ameaça o juiz. Mundinho oferece dinheiro para a madre. Tonico busca Olga na casa de Ezequiel. Pirangi e as meninas animam o Bataclã. Nacib observa Gabriela tomando banho.

Capítulo 75

Nacib se lembra dos momentos bons ao lado de Gabriela. Olga e Tonico destroem o quarto de Ezequiel no hotel. João e Nacib conversam sobre Gabriela. Gabriela não aceita proposta de Coriolano. Gerusa é punida no convento. Mundinho decide usar a política para tirar Gerusa do convento. Ezequiel e Osório buscam formas de condenar Jesuíno. Gabriela diz que não tem ciúmes de Nacib. Machadão nota que Nacib está diferente.

Capítulo 76 – Penúltimo capítulo

Gabriela tenta se reaproximar de Nacib. Nacib observa Gabriela dormir. Osório e Ezequiel acham a antiga empregada de Sinhazinha e Jesuíno. Gabriela lamenta distância de Nacib. Ramiro e Melk planejam a morte de Mundinho. Começa o julgamento de Jesuíno. Jesuíno tenta esganar Doroteia no tribunal. Mundinho tenta libertar Gerusa novamente. Ramiro depõe a favor de Jesuíno. O juiz autoriza o depoimento de Néia. Jesuíno depõe e se mostra apaixonado por Sinhazinha. O juri já tem a sentença de Jesuíno. Jesuíno é condenado. Ramiro passa mal. Iracema comemora prisão de Jesuíno com amante. Jesuíno é levado para Salvador. Coriolano comemora sua nova companhia. Melk instrui os jagunços sobre como matar Mundinho.

Capítulo 77 – Último capítulo

Ramiro se prepara para ver a morte de Mundinho. Coronel Ramiro Bastos morre. Coronéis de Ilhéus passam a apoiar Mundinho Falcão. Mundinho tira Gerusa do convento. Mundinho descobre que será pai. Todos comparecem ao enterro de Ramiro Bastos. Mundinho é eleito Intendente de Ilhéus. Mundinho e Gerusa se casam. Dorotéia diz que ainda seria quenga para Florzinha e Quinquina. Tonico e Olga fazem as pazes. Maria Machadão aconselha Nacib a perdoar Gabriela. Nacib perdoa Gabriela. Nasce o bebê de Gerusa e Mundinho. Nacib irradia felicidade ao lado de Gabriela. Fim.