Exibida entre 1999 e 2000, a novela Terra Nostra, de Benedito Ruy Barbosa, marcou época ao retratar a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil. Mais de duas décadas depois, parte de seu elenco já não está entre nós.
Relembre os artistas que deixaram saudades e sua importância para a trama:
Raul Cortez – Francesco Magliano

Figura central da produção, Raul Cortez deu vida ao patriarca Francesco, símbolo da força da colônia italiana. O ator morreu em julho de 2006, aos 73 anos, vítima de câncer.
Lolita Rodrigues – Dolores

Ícone da televisão brasileira, Lolita viveu Dolores, personagem que dava leveza às cenas familiares. Faleceu em novembro de 2023, aos 94 anos, em João Pessoa, após complicações de pneumonia.
Elias Gleizer – Padre Olavo

Responsável por momentos de fé e aconselhamento, o Padre Olavo foi vivido por Elias Gleizer. O ator morreu em maio de 2015, aos 81 anos, em decorrência de falência circulatória provocada por broncopneumonia.
Mário César Camargo – Anacleto

Camargo interpretou Anacleto, presença recorrente nos núcleos de imigrantes. Morreu em outubro de 2022, aos 75 anos, após sofrer um mal súbito.
Gésio Amadeu – Damião

No papel de Damião, trabalhador da fazenda de Gumercindo, Gésio Amadeu se destacou pelo carisma. O ator foi vítima da COVID-19 e morreu em agosto de 2020, aos 73 anos.
Gianfrancesco Guarnieri – Giulio Splendore

Pai de Giuliana na história, Guarnieri fez participação especial, reforçando sua carreira de grandes personagens. Morreu em julho de 2006, aos 71 anos, por complicações renais.
Ilva Niño – Irmã Letícia

Na trama, foi a bondosa Irmã Letícia, ligada à vida religiosa. Faleceu em junho de 2024, aos 90 anos, por falência múltipla de órgãos após cirurgia.
Chico Anysio – Barão Josué Medeiros

Reconhecido pelo humor, Chico Anysio surpreendeu no papel dramático do Barão Josué. Morreu em março de 2012, aos 80 anos, em consequência de falência múltipla de órgãos.
Alberto Perez

Alberto Perez foi o sócio de Francesco na trama e morreu em 28 de outubro de 2005, aos 77 anos.
Antônio Abujamra – Coutinho Abreu

Dono de uma presença marcante, Abujamra deu vida a Coutinho Abreu. O ator morreu em abril de 2015, aos 82 anos, vítima de infarto.
Sérgio Viotti – Dr. Ivan Maurício

Como Dr. Ivan, trouxe autoridade e dramaticidade às cenas. Morreu em julho de 2009, aos 82 anos, em virtude de um ataque cardíaco.
Osmar di Pieri – Capelão do navio

Responsável pela bênção aos imigrantes ainda no navio, Osmar di Pieri morreu em setembro de 2021, de complicações da COVID-19.
Roberto Frota – Diretor da Santa Casa

Fez participação como o diretor da Santa Casa, papel breve mas lembrado. Morreu em setembro de 2024, aos 85 anos, em decorrência de pneumonia, enquanto enfrentava um câncer de pulmão.
Felipe Wagner – Sócio de Francesco

Ator experiente, deu vida ao sócio de Francesco. Morreu em julho de 2013, aos 82 anos, vítima de infarto fulminante.
Lafayette Galvão – Cesquim

Interpretou Cesquim, um dos nomes ligados ao núcleo rural da trama. Morreu em junho de 2019, aos 87 anos, por complicações de sepse pulmonar.
Mara Manzan

Mara Manzan, a eterna Odete de O Clone (“cada mergulho é um flash”) fez uma participação na trama como costureira do vestido de noiva de Giuliana (Ana Paula Arósio).
Serafim Gonzalez

Serafim Gonzalez, outro veterano ator, que viveu o padre que celebrou o casamento de Giuliana e Marco Antônio, morreu em 29 de abril de 2007, aos 72 anos.