Autor de novelas de sucesso da televisão brasileira, como Pantanal, O Rei do Gado e Terra Nostra, Benedito Ruy Barbosa está internado no hospital Hcor, em São Paulo, para tratamento de uma infecção urinária. A informação foi tornada pública na manhã deste domingo (18) por Ruy Maurício Barbosa, filho do escritor, em uma publicação nas redes sociais.

O esclarecimento veio após o nome de Benedito, que tem 94 anos, aparecer em uma lista falsa que circulou apontando conselheiros que teriam votado contra o pedido de impeachment do presidente do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares.

Segundo o filho, o novelista não participou de nenhuma reunião nem de qualquer votação.

“Meu pai, Benedito Ruy Barbosa, está internado no Hcor, tratando uma infecção urinária, não participou da reunião e também não votou. Infelizmente o nome dele está aparecendo em uma lista fake dos 45 votos contra o impeachment. Lamentável”, escreveu Ruy Maurício na rede X.

Procurado pelo site Notícias da TV, o Hcor informou que não poderia confirmar nem negar a internação. “Estamos dando andamento às tratativas internas e, assim que pudermos compartilhar informações, retornaremos”, disse a assessoria do hospital.

Problemas de saúde

Essa não é a primeira vez que a saúde do autor preocupa familiares e fãs. Em maio do ano passado, ele foi hospitalizado após o agravamento de um quadro de insuficiência renal crônica, chegando a ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dias depois, em 6 de junho, foi transferido para um quarto.

No início do ano passado, Benedito voltou ao noticiário ao deixar Sorocaba, no interior paulista, onde vivia, para morar com a família na capital. A mudança ocorreu por conta da saúde mais frágil.

“Ele estava fraco e precisava de apoio”, contou a neta, Paula Barbosa, em entrevista ao jornal O Globo.

Segundo ela, a decisão não partiu do próprio autor. “Aquele lugar era o sonho da vida dele. Depois que minha avó morreu, ele foi ficando muito sozinho. Ele é teimoso, se dependesse dele, continuaria morando lá”, afirmou. “Na cidade, o acesso a médicos é facilitado. Ele cansou, já não pensa em trabalhar. Segue lúcido, com saúde, mas mais fraquinho. Precisa de assistência integral”, concluiu.

Share.