A apuração dos desfiles das escolas de samba de São Paulo acontece nesta terça-feira e vai definir a campeã do Carnaval paulistano. Após as apresentações realizadas no Sambódromo do Anhembi, as agremiações serão avaliadas em diversos quesitos, como enredo, samba-enredo, bateria, harmonia, evolução e fantasia.

A divulgação das notas, atribuídas por jurados oficiais, começa a partir das 16h e poderá ser acompanhada em tempo real. Ao longo da apuração, serão conhecidos os desempenhos de cada escola, além da classificação final do Grupo Especial.

O TVH News está fazendo a cobertura da apuração do Desfile das Escolas de Samba de São Paulo em tempo real. Atualize a página para conferir novas informações.

Como funciona a apuração do Carnaval de São Paulo?

A apuração do Carnaval de São Paulo define a escola campeã do Grupo Especial a partir da soma das notas atribuídas pelos jurados. Cada quesito é avaliado por quatro julgadores. A menor nota é descartada, e as três restantes são somadas para compor a pontuação final da agremiação.

Ao longo da leitura, as notas são anunciadas quesito a quesito, seguindo a ordem oficial previamente estabelecida pela organização.

Ordem de leitura dos quesitos do Carnaval de São Paulo?

A leitura das notas segue a seguinte sequência:

  • Evolução
  • Samba-enredo
  • Bateria
  • Enredo
  • Mestre-sala e Porta-bandeira
  • Alegoria
  • Comissão de frente
  • Harmonia
  • Fantasia

A definição da campeã ocorre após a leitura do último quesito, quando é consolidada a pontuação final de cada escola.

Qual é o critério de desempate do Carnaval de São Paulo?

Em caso de empate na pontuação final, o primeiro critério considerado é a soma das notas descartadas. Persistindo a igualdade, o desempate ocorre no quesito Fantasia.

Como foi a apuração do Carnaval de São Paulo?

Na sexta (13), desfilaram Mocidade Unida da Mooca, Colorado do Brás, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro, Vai-Vai e Barroca Zona Sul.

No sábado (14), desfilaram Império de Casa Verde, Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Estrela do Terceiro Milênio, Tom Maior e Camisa Verde e Branco.

Antes do início da apuração, foi informado que a Rosas de Ouro levou uma punição de 0,5 décimo por não entregar as pastas técnicas no prazo, enquanto a Camisa Verde e Branco perdeu 0,2 décimo por ultrapassar o tempo máximo de desfile.

Após a leitura das notas do primeiro quesito, Evolução, Mocidade, Tom Maior, Gaviões e Tatuapé têm 30 pontos; Barroca e Império têm 29,8 pontos; Dragões e Vai-Vai têm 29,7 pontos; Colorado e Estrela têm 29,6 pontos; Rosas e Águia de Ouro têm 29,5 pontos; Mocidade Unida da Mooca tem 29,4 pontos e Camisa Verde e Branco tem 29,2 pontos.

Após a leitura do segundo quesito, Samba-enredo, Mocidade, Gaviões, Tom Maior e Tatuapé estão com 60 pontos; Império tem 59,8 pontos; Dragões, Barroca e Vai-Vai estão com 59,7 pontos; Colorado e Estrela estão com 59,6 pontos, Mocidade Unida da Mooca e Águia de Ouro estão com 59,4 pontos; Rosas de Ouro tem 59,3 pontos e Camisa Verde e Branco tem 59,2 pontos.

Após a leitura das notas do terceiro quesito, Bateria, a classificação mostra a Mocidade isolada em primeiro, com 90 pontos, seguida por Gaviões, Tom Maior e Tatuapé, com 89,9 pontos, Império com 89,8 pontos, Vai-Vai com 89,7 pontos, Dragões e Barroca com 89,6 pontos, Colorado com 89,5 pontos, Águia de Ouro e Estrela do Terceiro Milênio com 89,4 pontos, Mocidade Unida da Mooca com 89,3 pontos, Camisa Verde e Branco com 89,2 pontos e Rosas de Ouro na lanterna com 89,1 pontos.

Uma virada marcou o final da leitura do quarto quesito, Enredo (foto acima). A Gaviões assumiu a liderança com 119,9 pontos, empatada com a Mocidade em 119,9 pontos, mas ganhando no desempate. Império, Tom Maior e Tatuapé têm 119,8 pontos, Dragões e Barroca têm 119,6 pontos, Águia de Ouro e Estrela têm 119,4 pontos; Mocidade Unida da Mooca, Colorado e Vai-Vai têm 119,3 pontos, Camisa TEM 119,2 pontos e Rosas de Ouro tem 119,1 pontos.

Após o quinto quesito, Mestre Sala e Porta Bandeira, a Mocidade voltou à ponta, com 149,9 pontos, seguida pela Tom Maior, com 149,8 pontos, Gaviões, com 149,7 pontos, Dragões e Barroca, com 149,6 pontos, Império e Tatuapé, com 149,5 pontos, Estrela, com 149,4 pontos, Águia, Mocidade Unida da Mooca e Vai-Vai, com 149,3 pontos, Camisa e Colorado, com 149,2 pontos e Rosas de Ouro, com 149,1 pontos.

Neste momento, estão sendo lidas as notas do sexto quesito, Alegoria.

Quem ganhou o Carnaval de São Paulo em 2026?

O vencedor do Carnaval de São Paulo de 2026 será conhecido em instantes. A informação será atualizada em tempo real.

Share.