O Globo Repórter retorna à programação da Globo nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, com uma reformulação que promete renovar a linguagem do tradicional jornalístico. A principal novidade é a chegada de William Bonner ao comando da atração, ao lado de Sandra Annenberg.
A proposta da nova fase é tornar o programa menos engessado e mais próximo do público. Para isso, o Globo Repórter deixará de usar teleprompter e passará a apostar em uma dinâmica baseada em conversa entre os apresentadores.
Como será a nova temporada do Globo Repórter?
A dupla assistirá previamente às reportagens e, em seguida, comentará os temas no estúdio de forma mais espontânea.
“A gente resolveu parar de usar teleprompter. Vamos assistir ao programa e, então, iremos para o estúdio comentar o que aconteceu”, explicou Sandra durante evento de apresentação das novidades do jornalismo da emissora.
O cenário também foi repensado para acompanhar a mudança de linguagem. Ele contará com recursos visuais modernos, mas com um clima mais acolhedor, pensado para convidar o telespectador a participar dessa troca entre os apresentadores.
O que William Bonner vai fazer no Globo Repórter?
Bonner, que ficou 29 anos à frente do Jornal Nacional, encara a nova função como um reencontro com a essência da profissão. “O Globo Repórter é o meu reencontro com os desafios da profissão que eu amo”, afirmou. Sobre a experiência sem teleprompter, o jornalista contou que a novidade tem rendido situações inusitadas: “A gente riu muito gravando, porque a gente errou barbaramente. Como não tem teleprompter, é algo novo para a gente. Mas poder conversar com um colega antes de apresentar um programa é muito mais divertido”.
Sandra e Bonner já dividiram a apresentação de outros projetos ao longo da carreira, o que, segundo eles, facilita a sintonia no novo formato. “Então fica fácil uma parceria”, relembrou a jornalista.
Com 53 anos de história, o Globo Repórter segue como um dos programas mais assistidos do gênero. Em 2025, alcançou cerca de 92 milhões de espectadores e vem registrando crescimento entre o público jovem, com aproximadamente 3 milhões de jovens por edição.
Para Bonner, a estreia representa um desafio empolgante. “É um desafio maravilhoso, de borboletas no estômago, mas um prazer enorme de tê-las de volta”, declarou.
Qual será o tema de estreia da nova temporada do Globo Repórter?
A estreia da nova temporada do Globo Repórter terá como tema central a cidade de Nova York, mas sob um olhar que foge dos cartões-postais tradicionais. As reportagens são conduzidas por Nilson Klava, que faz sua primeira participação no programa e percorre a metrópole guiado por colegas correspondentes, revelando lugares que fazem parte do cotidiano de quem vive na cidade e experiências que ajudam a compreender sua diversidade cultural.
Entre os destaques do roteiro estão passeios e atividades apresentados por Sandra Coutinho, Jorge Pontual, Candice Carvalho, Guga Chacra e Guilherme Pereira. O público verá, por exemplo, a piscina do Central Park recém-reaberta, o parque suspenso Little Island e a ilha de Manhattan a partir do Rio Hudson, além de outras paisagens pouco exploradas na televisão brasileira.
A proposta é mostrar Nova York como um mosaico de cidades dentro de uma só, marcada por diferentes sotaques, culturas, sabores e estilos de vida, além das transformações provocadas pelas estações do ano. O especial de estreia será exibido em duas partes, nos dias 20 e 27 de fevereiro.
