No remake de Sinhá Moça, novela da Globo exibida originalmente em 2006, o ator Eduardo Pires interpretou José Coutinho, personagem que conquistou o público e consolidou o artista como um dos galãs em ascensão da época.
A trama, escrita por Benedito Ruy Barbosa, marcou um dos papéis mais lembrados de sua carreira.
Carreira de Eduardo Pires

Eduardo Pires estreou na TV em 2004, interpretando Abel na novela Começar de Novo, de Antonio Calmon e Elizabeth Jhin, exibida na faixa das sete da Globo.
No mesmo período, participou do sucesso cinematográfico Cazuza – O Tempo Não Para, o que ampliou sua projeção junto ao público e à crítica.
No ano seguinte, o ator integrou o elenco de Malhação, como o personagem Beto, e logo emendou outro papel de destaque em Sinhá Moça.
Na trama de época, José Coutinho era amigo do protagonista Rodolfo (Danton Mello) e vivia um romance proibido com Adelaide (Lucy Ramos), uma mulher escravizada e dama de companhia da protagonista Sinhá Moça (Débora Falabella). O conflito central do personagem girava em torno da oposição de seu pai, Coutinho (Othon Bastos), que desejava vê-lo casado com uma jovem branca, filha do poderoso Barão de Araruna (Osmar Prado).
Passagem pela Record
Com o sucesso na Globo, Eduardo se firmou como um rosto conhecido do público jovem. Em 2011, interpretou o professor Vicente na versão brasileira de Rebelde, exibida pela Record, conquistando uma nova geração de fãs.
Três anos depois, participou da novela Vitória (2014), também da Record, mas logo depois se afastou dos holofotes e da TV.
Por onde anda Eduardo Pires?

Em 2020, o nome de Eduardo Pires voltou à mídia de forma polêmica. Em meio à quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, o ator foi flagrado em um vídeo que circulou nas redes sociais ao ser visto entrando em uma boca de fumo na Ladeira dos Tabajaras, no Rio de Janeiro.
Segundo o site F5, da Folha de S.Paulo, o registro mostrava o artista sendo abordado por um homem que o questiona: “Tu vai entrar pra boca, parceiro?” O ator responde: “Pode gravar, pode gravar! Tu vai postar essa p…? Não? Então pode gravar”, enquanto tira a camisa.
Em seguida, ao ser perguntado se era ator, ele confirma: “Fui da Globo e da Record. Me dá o isqueiro aí, porque eu quero gravar fumando”.
Na época em que o vídeo veio à tona, o portal Alta Definição revelou que Eduardo Pires enfrentava uma batalha contra o vício em drogas havia cerca de cinco anos. De acordo com a publicação, ele chegou a ser escalado para a novela A Terra Prometida (2015), mas foi afastado por conta de seu estado de saúde. Ainda tentou retomar a carreira no teatro, mas sem sucesso.
Desde o episódio, o ator, que atualmente tem 45 anos, não voltou à televisão nem teve novas aparições públicas conhecidas.
